terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A força que nos move

 O substantivo feminino “força” pode ser definido de diversas maneiras, desde robustez e vigor à saúde e energia. A última palavra é a preferível para desenvolvermos nosso ponto de vista sobre aquilo que realmente nos move. Cada ser humano tem latente no seu interior uma força que lhe move e que lhe impulsiona a seguir avante.
 É por meio da força que o homem procura alcançar o progresso: construir, prosperar, avançar. Mas a palavra força carrega no seu bojo tanto o aspecto positivo quanto o negativo. Do lado positivo ela pode falar de virtude, prestígio, energia, moral, mas no seu sentido negativo expressa violência, obrigação indesejável. 
 Vivemos hoje num mundo em que o avanço científico e tecnológico é visível: a denominada era cibernética, em que o controle de todas as coisas são bem rígidas. Mas diante de todo esse avanço a contrariedade no sistema humano está bem confuso, pois não se pode definir que tipo de força está movendo o mundo e em que direção essa energia deseja nos levar.
 Não podemos dizer que o mundo está sendo movido pela força do amor, ou pela força do bem, da verdade, da moral, pois o que se percebe é que as pessoas, na sua maioria, estão dominadas pela força da ganância, do poder, do racismo, da desigualdade social, da violência. Muitos estão sendo movidos pela força do interesse; a energia que domina seu coração é a da volúpia, buscando tão somente os prazeres, desprezando o lado ético da vida.
 Perguntamos: se Heráclito, o pai do pensamento dialético, vivesse hoje, será se ele estaria certo ao afirmar que o mundo, por meio do processo de transformação que sofre, estaria de fato caminhando para o progresso?
Heráclito vivia em Éfeso, cidade da região Jônica, pouco se sabe sobre sua vida, mas dizem os estudiosos que ele foi um grande pensador, o primeiro a lançar os fundamentos do pensamento dialético.Para ele o mundo estava sempre em constante transformação e movimento. É dele a famosa frase: “Não podemos tomar banho duas vezes na água do mesmo rio, pois as suas águas se renovam a cada instantes. Não tocamos duas vezes o mesmo ser, pois esse modifica continuamente sua situação”. 
O pensamento de Heráclito é que tudo é um constante devir, ou seja, um fluxo inalterável que é impulsionado por forças contrárias.  Ele dizia: Se existe o bem, também existe o mal, o belo e o feito, o bom e o ruim, a justiça e a injustiça, a alegria e a tristeza, o racional e o irracional. É por meio dessa contrariedade que as coisas se modificam e evoluem. 
Ele é conhecido como o filósofo do constante vir a ser e do devir. Para Heráclito a realidade dinâmica do mundo era caracterizada como o agir do fogo com suas eternas chamas que colocava os seres em constantes movimentos. É Dele a frase:
“Tudo flui, nada persiste, nem permanece no mesmo lugar. O ser não é mais que o vir a ser”. 
Podemos dizer que na teoria o discurso de Heráclito é bem organizado, e que a contrariedade presente no mundo traz o progresso, mas acredito que se ele estivesse entre nós mudaria seu pensamento, pois a força que hoje move o coração de muitas pessoas não está conduzindo ao progresso, a uma vida dinâmica.
Qual seria o bem que um mundo político sem justiça poderia trazer á sociedade? Qual a dinâmica que a prática do mal pode proporcionar à humanidade? E que progresso, transformação, uma sociedade hedonista pode facultar? 
Afirmamos que o progresso está na força do verdadeiro amor que deve mover os nossos corações.  A força do amor nos conduz a prática da justiça, da verdade, da paz, da comunhão, da harmonia, do querer o bem do outro. A força do amor não conduz a contrariedade negativa, inverdade, injustiça, mentira, pois sua essência é ser o que de fato é, sem máscara, sem dissimulação, mas puro e verdadeiro.
Se de fato todas as nossas ações fossem movidas pela força do amor o mal já teria sido erradicado do nosso meio, a violência não teria vez, pois não é o uso da força, no seu aspecto de violência que vai trazer paz a terra, pois fogo não se apaga com fogo, mas com água. 
Um coração movido pelo amor não revida com as armas da mentira, do ódio, do ostracismo, da ignorância, do preconceito, foi por isso que Jesus disse que quem quisesse se aproximar de Deus deveria ser com um coração movido pelo amor, pois nesse caso o sentimento da alma seria verdadeiro, o lado intelectual evidenciaria um saber sem orgulho, sempre querendo fazer o bem. Portanto, deixemos que a verdadeira força do amor nos mova para aquilo que é harmonioso, belo e perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário