terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Homem: um ser consciente?

Segundo Aurélio, a consciência é um atributo que pertence ao homem, por meio dela ele pode conhecer e julgar sua própria realidade.  A consciência é um saber com consciência, através dela o homem toma conhecimento da sua própria existência. Essa consciência é que melhor caracteriza o ser humano, mostra que ele está no mundo. 
O homem distingue-se do animal, pois enquanto o animal não tem uma consciência racional, não sabe o porquê de sua existência, o ser humano tem consciência de sua existência e sabe qual é o papel que deve desempenhar neste mundo .
O homem é denominado e chamado de sapiens, que tem a capacidade de se autoprojetar, criar, desenvolver-se por meio da sua própria consciência. No dizer de Teilhard Chardin - o animal é um ser que sabe, mas, ele não tem a consciência para saber que sabe, ele não pode criar, desenvolver-se, fazer invenções, construções, voltar-se para si mesmo como um ser que pensa, que reflete, ele está fechado para um domínio real. 
Essa consciência leva o homem a ser diferente de todos os demais animais. O homem pode autodesenvolver-se porque pode voltar-se para si mesmo, fazer um exame subjetivo, interno, pode,introspectivamente , fazer uma análise de si e lançar-se para fora de si na busca da compreensão do mundo que o cerca. 
Com essa consciência o homem busca constantemente compreender o mundo que o cerca, procura conhecer a si mesmo, busca saber os porquês das coisas, ele é uma pessoa que caminha sempre na busca da compreensão da realidade. Cabe bem aqui as palavras de Schelling: “Todo nosso saber permanecerá filosofia, isto é, sempre um saber apenas em progresso, cujo grau superior ou inferior devemos apenas ao nosso amor à sabedoria, isto é, a nossa liberdade”. 
O que podemos entender com essa expressão é que o homem tem um saber progressivo, não estático, imóvel, mas com sua consciência busca compreender as coisas para poder moldá-las ao seu modo, sendo assim, o homem se torna um ser dinâmico, em processo, sempre em construção, aberto as mudanças, tudo isso só é possível ao homem porque ele é um ser com consciência. 
Com essa consciência o homem pode fazer um exame de si como também da realidade, dos objetos exteriores, do outro, que esta fora de si. Quando o homem se autoanalisa está tomando uma consciência de si, essa avaliação introspectiva pode ser denominada de reflexão, que é um autoexame, uma analise mental de si, com isso ele pode criar, inovar, projetar, desenvolver-se. 
Por meio de sua consciência o homem pode também fazer um análise da consciência do outro, isso significa que ele pode fazer uma observação, nesse particular ele pode absorver, reformular, rever, escutar, renovar. 
A reflexão e a observação são importantíssimas quando feitas por esse ser consciente, o homem, pois através delas ele não somente tem consciência de si, mas também do outro. 
O senso crítico de si faz o homem olhar para suas vantagens e desvantagens, perfeições e imperfeições. O senso crítico do outro leva o homem a olhar para fora de si: os objetos exteriores, as coisas que o cercam.  A consciência de si e do outro devem andar juntas, pois caso o homem volte-se apenas para si, pode isolar-se do mundo e de seus problemas, não procurando ajudar o seu semelhante. Se o homem atentar apenas para o outro com certeza perderá sua identidade. 
Lamentavelmente estamos em um mundo de seres com consciência, mas que estão olhando apenas para si mesmos, não fazendo caso da vida do outro. O que os jornais apresentam: desigualdade social, separação de classe, racismo, morte, roubo, estupro, etc., prova que o homem não está em sã consciência, mas que se tornou pior que um animal irracional. 
Como podemos dizer que o homem está progredindo em sua consciência para consigo e o próximo, que está ao seu redor, quando procura a guerra, e não a paz, a separação, e não a comunhão, a aparência, e não a sinceridade, o ódio, e não o amor, a posição de destaque, e não os bons valores? Frente a tudo isso indagamos: O homem é um ser com consciência?
No processo da consciência humana deve existir aquilo que chamamos de dialética, como dizia Wolfgang Goethe (1749-1832), “O homem só conhece o mundo dentro de si se tomar consciência de si mesmo dentro do mundo”. É desse modo que se alcança o progresso, a harmonia que desejamos. 
Osiel Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário