quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Nosso lado humano


Às vezes manifestamos atitudes repulsivas diante de alguém que não revela qualquer tipo de bondade, valor à vida. Uma pessoa que tem coração, percebendo uma criança que está morrendo afogada jamais deixará que ela se afogue, mas se lançará às aguas para salvá-la, não levando em consideração a roupa que está vestindo, o sapato que está calçando.
Todo esforço feito para salvar uma vida é importante e releva o lado humano que um ser vivente tem. Nenhuma roupa de valor, nenhuma joia preciosa, nem um compromisso importante, tem mais significado do que a vida. Aquele que não revela compaixão por um cidadão que precisa de ajuda evidencia seu lado monstruoso.
A cada minuto neste mundo uma criança morre de fome, outras são consideradas a escória da sociedade; por vezes pensamos que quantias altíssimas de dinheiro é que vai ser útil para salvar uma vida, porém, qualquer gesto de carinho, ou uma ajuda, seja ela pequena como for, claro, se for feita com amor já vale muito!
É lamentável, mas nossos sentimentos de compaixão só são manifestados diante de acontecimentos trágicos, quando são mencionados efusivamente pela televisão, como o caso da França e outros mais, se esquecendo de que a cada instante milhares e milhares de pessoas estão morrendo sem que alguém se interesse por elas. 
Na análise do filósofo australiano Peter Singer (1946), assim como existe um esforço do homem para salvar uma criança que está morrendo afogada, da mesma maneira ele deve agir para salvar uma criança que morre de fome na África. Quantos não estão gastando dinheiro com coisas supérfluas, desperdiçando comidas, jogando fora roupas que poderiam servir de agasalhos para outras pessoas; quem ama de verdade faz o bem a todos. 
Não podemos viver nossa vida pautada no pressuposto de que outras pessoas vão fazer aquilo que eu deveria fazer. Alguém diz: se eu não ajudar outros vão fazer isso por mim, viver com esse pensamento é agir apenas como expectadores da vida. É sempre bom ter em mente que fazer alguma ação caridosa é de grande valor, pois milhões de pessoas estão clamando por socorro.
Colocar-se na condição de ajudador é relevante, pois essa ajuda pode salvar a vida de quem está precisando de saúde, assistência médica, moradia. A vida neste mundo só poderá se tornar melhor quando a rede de cidadãos cheios de amor não ficarem parados assistindo as catástrofes que destorem a cada segundo nosso mundo humano.
Os ricos podem contribuir com fundos assistenciais para casas de caridade, orfanatos, centros terapêuticos, programas assistenciais, construções de poços artesianos em lugares onde a seca é tremenda. Lembre-se: ações só valem apenas quando saem do papel e que buscam os melhores resultados.
Singer não era a favor de se dar dinheiro ás pessoas carentes, mas sua filosofia era que instituições de caridade fossem mantidas por verbas auxiliares, desse modo pessoas de
grande poder aquisitivo estariam proporcionando condições de vida mais digna para aqueles que não tiveram oportunidade de nascer em um país rico.
Singer tornou-se bem conhecido não somente por sua filosofia marcada por características caridosas, mas também por aprovar a eutanásia, segundo ele, caso alguém estivesse em um estado vegetativo, sem capacidade de escolha, sem chance de se recuperar, dizia ele, a eutanásia seria a morte mais misericordiosa. 
Por causa desse posicionamento Singer passou a ser considerado como um homem sem amor, sem compaixão. Alguns diziam que ele era um nazista, tudo por causa dessa sua opinião, porém, alguém em sã juízo jamais poderia colocar Singer no mesmo nível dos nazistas, pois as mortes praticadas pelos nazistas eram por considerar apenas a raça ariana como sendo superior às demais, as outras eram inúteis, por isso deveriam morrer. 
O lado humanitário estava presente na vida de Singer, ele escreveu um livro abordando o tratamento dos animais: Libertação animal (1970). Para ele, assim como se leva em consideração os interesses dos seres humanos o mesmo deveria ser feito para com os animais. 
Singer é da opinião que todo mundo deveria ser vegetariano, pois na produção de alimentos os animais sofrem demasiadamente. Ele batalhou fortemente em oposição a algumas atividades praticadas contra os animais, as quais lhes provocam dores intensas. É o caso de porcos criados em lugares pequenos, galinhas presas em gaiolas, morte de bois para o abate, tudo isso causava grandes sofrimentos aos animais. 
Muitos posicionamentos de Singer são questionados, mas o fato de usar ele como um referencial nesse artigo é tão somente para destacar a importância do seu lado humano. Quem realmente é humano de verdade jamais desejará ver outros sofrendo na miséria, jamais usará de especismo, dando valor somente a pessoas de sua raça, desprezando outros que tem capacidade.
Singer dizia que o racismo é resultado do especismo, pois os que defendem sua raça só veem perspectivas em suas próprias espécies, impossibilitando outros de não concorrerem a determinados cargos, ainda que sejam mais capacitados do que elas. 
Quem não faz caso dos que sofrem, quem despreza o próximo, quem não leva em consideração a dor do outro, quem é racista, quem só considera seu grupo, seu partido, sua religião, seus interesses particulares, não é humano, mas um monstro.
A cada minuto que se passa estamos vivendo em um mundo ferino, desnaturado, a vida está perdendo o seu valor, o amor se distancia dos nossos corações. No ambiente humano, parece que os homens vivem como máquinas, os sentimentos verdadeiros, as lágrimas de compaixão e ternura não existem mais, e que o sonho de um mundo melhor são quimeras fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário